Ajuda nas etiquetas da roupa ?

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CUIDADOS GERAIS

Leia atentamente as etiquetas da roupa. Respeite sempre as indicações dos fabricantes das máquinas de lavar. Dissolva bem os detergentes para que não causem nódoas e utilize detergentes neutros nos tecidos delicados.


As temperaturas de lavagem são prejudiciais para os tecidos, tanto na lavagem como na passagem a ferro. A secagem directa ao sol e a centrifugação contribuem para o desgaste da cor.


No caso de nódoas difíceis, consulte um profissional. Evite a lixívia porque desgasta as fibras e os materiais. Use antes branqueadores, conhecidos como “ lixívias delicadas”.


Limpe sempre a seco roupas com forros e entretelas.


Guardar a roupa suja em local seco e arejado. Retirar objectos, esvaziar os bolsos, virar as mangas das camisas, desapertar botões e levantar golas e colarinhos.


Separar as peças susceptíveis de serem oxidadas (rebites,gutos, botões) e eliminar manchas de óxido com tira nódoas adequado antes de lavar.



LAVAGEM

LAVAGEM À MÃO
Recomendado para peças com várias cores no estampado e peças delicadas. Nas primeiras lavagens a água pode adquirir a cor da peça, por isso deve
lavar a mesma em separado.


Lavar sempre em água fria sem deixar de molho.


O sabão ou detergente devem estar totalmente dissolvidos, antes de se introduzir a peça.


Não friccionar demasiado a peça. Enxaguar muito bem.


LAVAGEM Á MÁQUINA
Separar as roupas por cores. Ler atentamente as etiquetas das roupas e não encher demasiado a máquina. Nunca utilizar a temperatura máxima indicada. Peças mais delicadas e malhas, lavar dentro de uma rede ou fronha de almofada.

LIXÍVIA
Antes de aplicar lixívia, deve-se analisar os símbolos da etiqueta. Esta deve ser utilizada sempre em frio e a roupa não deverá estar de molho mais de
60 minutos. Não utilizar recipientes de ferro, cobre ou latão.

SECAGEM
Dobrar as peças pesadas sob a corda ou estendal para que estas não se deformem.


Não expor a roupa directamente ao sol e ao vento forte.


Se secar em estendal interior, este deverá estar localizado em zona arejada por corrente de ar.


No caso das malhas estas devem ser envolvidas em uma toalha e colocar a secar na horizontal. Não estender directamente ao sol ou perto de um secador. Ao retirar do estendal, deve ser esticada e dobrada adequadamente de modo a recuperar a sua forma normal e facilitar a passagem a ferro.

ENGOMAR
Separar a roupa de acordo com a temperatura recomendada na etiqueta. Começar por passar as peças de temperatura mais baixa.


De preferencia passar a roupa ligeiramente húmida.


Ao modificar a temperatura, aguardar alguns minutos antes de recomeçar a passar.


Ter especial atenção aos recobrimentos metalizados das tábuas de passar a ferro, a reflexão do calor e a impermeabilidade ao vapor podem aumentar a temperatura previamente seleccionada.


No fim de engomar, limpe a base do ferro ainda quente com um pano húmido.


CONHECER OS TECIDOS


TECIDOS NATURAIS
LÃ – É um óptimo isolante térmico, com grande poder de absorção e grande capacidade de recuperação. As temperaturas elevadas de lavagem fazem-na encolher. Deforma-se quando pendurada. Tendem a ficar amarelados e a perderem a cor se não forem tratados devidamente.


SEDA - material resistente e leve, proporciona um toque agradável e fixa bem as cores. Não admite temperaturas nem centrifugação. No caso da existência de nódoas, deve ser consultado um profissional. Passar a ferro a baixa temperatura e sem vapor. São peças delicadas ao suor e fricção.


ALGODÃO – é fresco, confortável, com grande resistência ao rasgo e fricção. Resistente ao ferro e encolhe se for lavado a temperatura elevada. Como não fixa bem as cores, a primeira lavagem deve ser feita em separado.


LINHO- fresco e agradável ao tacto, resistente á sujidade. Deve ser sempre lavado à mão e não deve centrifugar nem lavar a altas temperaturas. Resistente ao ferro. Grande tendência a amarrotar.


RAMI – com características comnus ao linho. Fresco, resistente, deve sempre ser lavado á mão e a baixa temperatura. Não centrifugar. Grande tendência a amarrotar.


TECIDOS ARTIFICIAIS
VISCOSE/RAYON/ACETATO/MODAL – com toque sedoso, fixa bem as cores. Não devem ser centrifugados pois tem tendência a deformar-se. Com baixa resistência em húmido, ardem com facilidade


TECIDOS SINTÉTICOS
POLIAMIDA/ELASTANO/ACRILICO/POLIESTER – bastante resistentes, não amarrotam e fixam bem as cores. Devem ser lavados em água morna e engomados a baixa temperatura sem vapor. Ardem com facilidade e acumulam electricidade estática.


JEANS
Devem ser lavados do avesso, em separado ou com peças de cores similares. Não se deve usar tira nódoas nem limpar a seco.

ETIQUETAS

LAVAGEM

- lavagem à mão ou à máquina


LAVAGEM À MÁQUINA

- o nº inscrito na tina, indica os graus centígrados de temperatura máxima de lavagem.

- o traço por baixo da tina, indica que a agitação mecânica deve ser reduzida.


LAVAGEM À MÃO

- lavagem exclusivamente à mão. Temperatura máxima a 30ºC. Não esfriccionar nem torcer.

- proibido lavar


LIXÍVIA

- pode utilizar-se branqueadores ou lixívia

- proibido utilizar branqueadores ou lixívia


LIMPEZA A SECO


- as letras no interior do circulo indicam os dissolventes da limpeza a seco


- o traço na parte inferior indica precauções e restrições


- limpeza a seco com todos os dissolventes correntes



- limpeza a seco com percloroetileno, dissolventes fluorados e essências minerais


- limpeza a seco com essências minerais


- proibido limpeza a seco


ENGOMAR

Os pontos situados no interior do ferro, indica a temperatura máxima de passar. Estes pontos aparecem também na maioria dos ferros.

- engomar a alta temperatura. Máximo de 200ºC. Ex: algodão, linho
- engomar a média temperatura. Máximo de 150ºC. Ex: lã, poliester
- engomar a baixa temperatura. Máximo de 110ºC. Ex: seda, rayon, acetato

- proibido passar a ferro


SECAGEM

- pode-se utilizar máquina de secar

- não utilizar máquina de secar
- secar a peça sobre a corda
- pendurar sem torcer

- secar em plano horizontal, sem estender
Copyright © Masmorra e Lanidor.

0 comentários: